domingo, 19 de agosto de 2018

SISTEMA PRISIONAL UM CAMINHO OU FICÇÃO DA DIVINA COMÉDIA?

"Ser ou não ser, eis a questão" (William Shakespeare)


Resultado de imagem para POLÍCIA PENAL JÁ

Por Magno Willian
19 AGO 2018

Nos bastidores do Sistema Prisional “tudo é bonito e tudo é maravilhoso”, ou estamos lendo a Divina Comédia escrita por Dante Alighieri, todavia na pisada de um “BOTA”, escutamos o barulho de um cadeado abrindo e fechando, ainda recordamos o império das masmorras medievais presentes na realidade com os seus calabouços. O Sistema carcerário é milenar, aparelho ideológico do Estado, embora seja um lugar obscuro até mesmo pelos “GUARDIÕES”, e de quem as responsabilidades?...


Na máxima, obra do Livro "Perseguição A Um Servidor Público”, do autor André Luiz Francisco Dos Santos (Agente Penitenciário Aposentado por Invalidez), discorre sobre o psicoterror que se tornou o Sistema Penitenciário, o qual tem direcionado os servidores a internação em “manicômios”. Assim, o famigerado Sistema transformou-se em terrorismo na vida de cada Agente por não ser lembrado na Constituição Federal.

A complexidade do Sistema Prisional trilha em dimensões torpe, ou seja, o finado Ulisses Guimarães (Político) explicitou no seu discurso constituinte o seguinte: “a Carta Magna era o livro perfeito para o cidadão brasileiro....” A imagem de Ulysses Guimarães segurando a nova Constituição é uma bela..., Ulisses na visão de críticos tentou fazer intertextualidade ao Moisés bíblico, que segundo a Bíblia Sagrada libertou o povo de Israel da Escravidão do Egito... Na íntegra se percebe que os assessores de Ulisses seguiam uma linha  de inúmeros teóricos estrangeiros, bem como: "Foucaultiano, Bakhtiniano, Gregoriano, Bejaminiano etc".

Na ideia de Ulisses Guimarães o Sistema Prisional foi esquecido de ser inserido no Art. 144 da Constituição Federal de 1988, como força de segurança pública, uma categoria hoje suportada com mais de 100.000 operadores de segurança prisional por todos os ESTADOS DA FEDERAÇÃO. Um pecado capital acometido por Ulisses em comparar a Constituição Federal com a Bíblia Sagrada?... Ou uma odisseia esquecer o Sistema Prisional!

Portanto, um Sistema Penal que suporta mercadorias que são a escória da sociedade para a custódia e ressocialização, e que sobrevive sem investimentos; entretanto, o aparato do Governamental em apoio ainda regresa num mistério para a sociedade brasileira os valores da prisão. Por de Trás das Grades ou Fora, uma POLÍCIA DE FATO para manutenção, MAS, NÃO DE DIREITOS esquecida pelos matreiros da politicagem, pois uma força  de personagens que lidam direto e indiretamente com o Crime Organizado, é sabido por todos especialistas em segurança que o produto clausurado é parte do crime continuado dentro e fora dos presídios, assim, aterrorizando a tudo e a todos.

POLÍCIA PENAL JÁ!


Vocabulário:
BOTA: Agente Penitenciário


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.