quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Oficiais de Justiça são presos suspeitos de corrupção no TJMG

Resultado de imagem para oficial de justiça

Oficiais de Justiça foram presos nesta quarta-feira (8) suspeitos de corrupção no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
De acordo com a Corregedoria-Geral de Justiça, uma operação de combate a crimes envolvendo a categoria e profissionais não vinculados ao órgão foi feita em sete comarcas do estado. A investigação, realizada pela Corregedoria, contou com a parceria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Civil.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e cinco de afastamento cautelar da função pública nas comarcas de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Lagoa Santa, Santa Luzia e Esmeraldas, na Grande BH; e em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado - além de 41 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva - quando os suspeitos são levados para depor. O TJMG não confirmou se todos os 12 presos são oficiais de Justiça.
Segundo o Fórum Lafayette, além de oficiais são investigados advogados, integrantes das polícias civil e militar e localizadores de veículos. De acordo com as investigações, no esquema, os oficiais de justiça cobravam para acelerar ou retardar o cumprimento de mandados. Os investigados agiam em conjunto e isoladamente.
Na maioria dos casos, segundo as investigações, os suspeitos cobravam para acelerar ou retardar o cumprimento de mandados. Ainda de acordo com o TJMG, eles agiam em conjunto e isoladamente.
Segundo a Corregedoria-Geral, as investigações duraram meses e foram feitas a partir de denúncias e reclamações sobre possíveis irregularidades no cumprimento de mandados judiciais.
A Corregedoria-Geral de Justiça disse que segue o propósito de atuação efetiva na defesa do interesse público, com o combate a qualquer desvio de conduta que possa prejudicar a prestação jurisdicional.
Os investigados são suspeitos de cometerem crimes de corrupção ativa e passiva, concussão e organização criminosa.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.