quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Presidente do SINDASP-MG participa do 1º Seminário Nacional de Agentes Penitenciários

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
O Vice-presidente da Fenaspen e Presidente do SINDASP-MG, Adeilton Rocha, participou hoje (05.10), juntamente com outros membros da Federação do 1º Seminário Nacional de Agentes Penitenciários promovido pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro (SindSistema-RJ) em parceria com a Fenaspen. Com o tema "O Papel do Agente Penitenciário e a realidade dentro e fora do cárcere", o encontro suscitou o debate sobre o papel do Agente Penitenciário perante a sociedade.
Também, teve o intuito de promover o estreitamento de relações institucionais, bem como o intercâmbio entre pesquisadores e agentes penitenciários (que são os protagonistas que vivenciam diuturnamente as demandas e conflitos do aprisionamento de pessoas), contribuindo para a divulgação e aprofundamento do conhecimento teórico e prático da função do agente penitenciário, dentro e fora do cárcere. Além de fomentar propostas através do debate com todos os atores diretamente envolvidos na prática do cotidiano carcerário, num alerta de que a responsabilidade pelo universo prisional e seus efeitos vão muito além dos muros de estabelecimentos prisionais.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e área interna

Os participantes assistiram à palestras e seminários com agentes penitenciários, representantes de entidades sindicais, autoridades ligadas à execução da pena, acadêmicos, e outros atores que fazem parte da Execução Penal. A programação foi dividida em três subtemas: “Quem somos?”, “A que viemos?” e “Onde queremos chegar?”.
O Presidente Adeilton falou sobre a importância da criação da Polícia Penal e sobre o atual cenário do Sistema Prisional brasileiro, a necessidade de valorização do servidor e de implantação de políticas públicas que busquem soluções para a superlotação e o crescimento desregrado de encarceramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.