sábado, 9 de setembro de 2017

"OPERAÇÃO LEGALIDADE" NOS PRESÍDIOS E PENITENCIÁRIAS DE MINAS GERAIS COMEÇOU HOJE 9/9/2017

Agentes penitenciários de São Joaquim de Bicas realizam OPERAÇÃO LEGALIDADE neste fim de semana contra a rescisão contratual em massa promovida pela Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. 
A Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria assim como os presídios regionais de São Joaquim de Bicas I e II atendem apenas casos de emergência. Os demais serviços estão paralisados.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, nuvem, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Protesto de agentes atrasa visita de familiares a presos no Bicas I

presidio, visita, sao joaquim de bicaspresidio, sao joaquim de bicas, familiares, visita
Familiares de presos do Presídio de São Joaquim de Bicas I, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram impedidos de realizar visitas, na manhã deste sábado (9). De acordo com agentes penitenciários ouvidos pela reportagem de O TEMPO, os servidores públicos realizam este ato para chamar atenção do governo de Minas Gerais para que não demita os agentes contratados.
"Chegamos aqui para visitar os nossos parentes e eles não abriram o portão. Quando perguntamos o que estava acontecendo, disseram que não ia ter visita, porque estão com poucos agentes trabalhando. Isso é um absurdo, porque viemos de longe para as visitas que ocorrem de 15 em 15 dias", reclamou uma mulher, que e mulher de um dos presos da unidade. Segundo ela, em seis meses que visita o marido, esta é a primeira vez que encontra problemas.
"Parece que o Bicas II também está fechado", complementou. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Administração Prisional, que informou que houve apenas um atraso para começarem as visitas e que a situação já foi normalizada em todo o complexo penitenciário.
Agentes de Segurança Penitenciários do Presídio de São Joaquim de Bicas I atrasaram as visitações na manhã de hoje 09.9.2017 em protesto ao fim dos contratos por força de decisão judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Servidores de folga foram convocados para reestabelecer as visitas e o

Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (COPE) foi acionado para acompanhar a situação. As visitas voltaram a acontecer normalmente.

Os agentes temiam que acontecesse algum tumulto no local, assim que os detentos tomassem ciência de que seus familiares não iriam poder entrar.
As visitas aos sábados e aos domingos, na unidade, ocorrem de 8h às 16h, de 15 em 15 dias para casa ala.
Complexo penitenciário
Na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, que fica no mesmo complexo de Bicas I e II, as visitas não começaram às 8h, como o habitual, mas foi permitida a partir das 9h40. 
Na unidade Bicas II, os familiares estão entrando, mas de forma lenta. Já em Bicas I, realmente houve um atraso, conforme os agentes do local, devido a uma reunião interna, mas às 9h30, os familiares começaram a entrar.
Movimento "Operação Legalidade"
O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp-MG) afirmou que o ato realizado pelos servidores, neste sábado (9), na unidade prisional Bicas I, faz parte de um movimento maior, iniciado nesta manhã e denominado "Operação Legalidade".
Ainda, o Sindasp alegou que a pauta de reivindicações dos servidores é mais extensa, passando por Lei Orgânica e Aposentadoria Especial, além de regularização de carga horária, já que consideram que o governo tem tratado a categoria com descaso, fazendo apenas promessas aos agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.