terça-feira, 18 de julho de 2017

Ricardo Brisolla Balestreri (SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL DE GO) - no Fórum Brasileiro de Segurança Pública


A imagem pode conter: 1 pessoa, terno e óculos
Dr. Ricardo Brisolla Balestreri

Ontem tive a honra de falar representando Goiás, o seu Governador, e também os secretários de estado presentes, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a maior caixa de ressonância de pensamento autônomo, sobre segurança, do Brasil. Ainda que sinteticamente, pude contar um pouco como, em algo mais do que 4 meses e sob intensas dificuldades materiais e de efetivos, estamos, com criatividade e persistência, maximizando e normatizando atividades de inteligência, produzindo dados científicos, mantendo notáveis reduções criminais expressas em índices cotejáveis com outros nacionais de respeitabilidade, estabelecendo parcerias para cursos universitários gratuitos para operadores do sistema, espraiando conhecimentos sobre uso proporcional e progressivo da força, fixando parâmetros sobre repressão qualificada dura mas nos marcos da moralidade e da legalidade, propondo um projeto de conteúdo para a separação da dificílima e diferenciada área penitenciária, a fim de dar-lhe mais foco e adequação à boa práxis internacional, etc.
Há, ainda, é óbvio, desafios assustadores, mas estamos caminhando enquanto, infelizmente, uma grande parte do Brasil está imobilizada ou recua. A par de riscos altos, precisamos de muita ousadia, e ela não nos têm faltado, com muita fé e inspiração, que buscamos também em plano mais elevado.
Foi bom poder falar um pouco dessas realidades, ainda parciais mas muito significativas, sem nenhum ufanismo, que começam a projetar Goiás como uma possível esperança, se conseguirmos manter o rumo e o ritmo atuais. Continuar, com todas as nossas forças, buscando isso, é o compromisso que acalentamos. 
Devemos esses avanços, especialmente, a liderança dos nossos, PMs, PCs, PTCs, Bombeiros, Agentes Penienciários e operadores do Procon.
Grato ao Fórum por ouvir algo sobre a nossa intensa luta e construção, de todos os dias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.