quarta-feira, 22 de março de 2017

SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL FRANCISCO KUPIDLOWSK, VISTA O COPE E CONFIRMA PAGAMENTO DO AUXILIO FARDAMENTO AOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

Pela primeira vez, o Cope é visitado por um secretário de Estado

22/03/2017 



O secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, esteve nessa terça-feira, 21/03, no Comando de Operações Especiais (Cope), localizado no bairro Engenheiro Nogueira, em Belo Horizonte. Foi a primeira visita desse tipo à unidade, que atende a todo o Estado.


Kupidlowski estava acompanhado do secretário Adjunto, Robson Lucas; do subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark; da subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho; do subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Coronel Wilson Gomes; do chefe de Gabinete, Major Edmar; da superintendente de Segurança, Sara Simões; do superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio; da assessora de Comunicação, Ana Cristina Pimenta; da assessora jurídica, Maria Cecília de Almeida Castro; da assessora de Planejamento, Luiza Hermeto e do chefe da Unidade Setorial de Controle Interno, Lincoln Teixeira.


A equipe da Seap percorreu as instalações da unidade e assistiu a um vídeo sobre o trabalho do Cope. Na ocasião, o secretário elogiou muito o trabalho do grupamento especial e disse que vai providenciar mais equipamentos. “Considero vocês um batalhão de elite e fiz questão de vir aqui prestigiá-los e mostrar nossos esforços para atender às demandas. Já estamos providenciando um ônibus, novas viaturas e mais armamentos, que serão entregues em breve”.
Francisco Kupidlowski também reafirmou o compromisso com a segurança do Sistema Prisional e com a valorização dos servidores. “O auxílio fardamento deste ano está no nosso orçamento. E a Lei Orgânica, proposta pelo Sindicato, já foi encaminhada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para avaliação”, garantiu o secretário.
Comando de Operações Especiais – Cope
É uma equipe formada por agentes de segurança prisionais efetivos e com, no mínimo, três anos de atuação. Para fazer parte do Cope, o servidor passa por um processo seletivo interno, com prova escrita, psicotécnico e teste físico. Depois de ser aprovado, o agente ainda participa de um treinamento especial.



Atualmente, o grupo é formado por 214 agentes e tem uma frota de 34 carros, quatro motos e um ônibus cela, com capacidade para transportar 60 presos. Dentro da estrutura do Cope, há duas equipes: o Grupo de Operações Táticas (GOT) e o Grupo Tático de Escolta (GTE).
O batalhão especial realiza escoltas intermunicipais e interestaduais de presos de alta periculosidade e dá apoio ao Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) das unidades prisionais, quando necessário. O Cope atende a todas as regiões do Estado. O espaço onde a equipe está alojada conta com setor administrativo bem estruturado, academia esportiva, oficina mecânica e refeitório.
Marinho Rômulo de Avelar Filho é o atual diretor-geral do Cope. Ele era diretor da Academia do Sistema Prisional e foi convidado para assumir o comando em dezembro de 2015. Agente prisional com mais de 23 anos de carreira, fez parte da primeira turma do Cope, formada em 2003, onde ficou até 2006, saindo para assumir a direção de unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Marinho agradeceu a presença de todos. “É muito importante receber a cúpula da Secretaria. Todos os agentes ficaram satisfeitos e se sentiram honrados pelo prestígio. Ter essa aproximação e reconhecimento melhora demais o nosso trabalho”.
Por Fernanda de Paula

Crédito fotos: Carlos Alberto Pereira/Imprensa MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.