domingo, 7 de agosto de 2016

Rio-2016 proíbe "Fora Temer", mas diz que espectador não deve ser expulso

Rodrigo Mattos
Do UOL, no Rio de Janeiro



O Comitê do Rio-2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmaram que estão vetadas manifestações políticas nas instalações olímpicas como protestos contra o presidente interino, Michel Temer. A instrução para policiais e voluntários é pedir que quem proteste pare, mas só retirá-lo da sede se houver resistência.
Houve um caso de um torcedor retirado com agressividade do Sambódromo (competição de Tiro com arco) por mostrar um cartaz "Fora Temer". Outros espectadores relataram repressão no Vôlei de Praia, e até perseguição por voluntários.
"O Brasil é uma democracia jovem. Trocamos o presidente pela lei. Não é fácil. As sedes têm que ser livres de política. Aqueles que protestam serão requisitados que parem e se insistirem será pedido que saiam. É um templo para esporte", contou o diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, Mario Andrada.
No estádio do Mineirão, 12 torcedores foram retirados por formarem os dizeres "Fora Temer" em suas camisetas.
Ele defendeu que a polícia tem que ser diplomática com o público nestas situações, sem agressividade.
O COI informou que é a mesma prática adotada em outras Olimpíadas, e o procedimento com espectador depende da atitude dele. "Fazemos caso a caso. Não há espaço para a manifestação política na sede", defendeu o diretor de comunicação do COI, Mark Adams.
Ou seja, cartazes e provavelmente camisas serão sempre vetados com pedidos para serem retirados. Em relação aos gritos políticos, terá de ser analisado caso a caso. A vaia ao presidente Michel Temer na abertura, por exemplo, não poderia ser reprimida embora fosse um ato político. "Ou íamos ter que esvaziar boa parte do estádio", ressaltou Andrada. 
Pelas regras olímpicas são proibidas qualquer tipo de manifestação olímpica seja por meio de cartazes ou gritos. 
FONTE: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.