sexta-feira, 24 de junho de 2016

ENCONTRAMOS O PADRE! - ENTREVISTA EM PRIMEIRA COM O BLOGUEIRO ALEXANDRE GUERREIRO

O Ex-Presidente da AASPESEN-MG Francisco Onofre De Freitas (O Padre), classista de ofício conta um pouco por onde anda e comenta sua linha política diante da realidade e projetos futuros.



Créditos: Alexandre Guerreiro 
www.blogdoalexandreguerreiro.com

Quem é o padre?  

O padre é Francisco Onofre de Freitas, nascido no dia 18/12/1978 e vem caminhando desde então para construir uma  Montes Claros melhor e mais humana. Aproveito a oportunidade para agradecer a minha família. Em especial a dona Natália que dedicou sua beleza juvenil para cuidar de 3 filhos.  Agradeço também minha esposa que tem tido compreensão pelas causas eu tenho abraçado e minhas filhas.

De onde surgiu o nome de padre? 

Veio de uma maneira amigável que um amigo de longa data o Cleiton começou a  chamar-me  e ai pegou. (risos)

Esta maneira que te chamam hoje tem relação com sua vida?

Sim! Aos 16 anos ingressei na vida religiosa na Ordem dos Cônegos regulares Premonstratenses.  Estilo de vida que mim ajudou a consolidar aquilo que acredito. Foram oito anos que convivi com pessoas muito sabias como o Padre Murta, o padre Tiãozinho, padre Oswaldo, padre Sergio, padre Dalvinei de Jesus entre tantos outros servos de Deus. Os exemplos destes homens ajudaram a construir essa pessoa esperançosa. Tenho como lema de vida onde existir um pouco de fumaça, ainda há esperança.

Comenta-se que você tem uma historia de militância, pode nos dizer?

( riso) Posso compartilhar sim! Entre meus 13 e 15 anos com o ajuda de uma tia no movimento popular em defesa da vida e cidadania onde descobri meu desejo de servir lutava pela preservação do lençol freático no bairro são Judas, lutar contra uma multinacional não foi fácil, um deposito de combustível na avenida do são Judas.  Em seguida o MUDE, movimento de união e desenvolvimento educacional, lutamos juntos com os professores por melhores condições de trabalho para melhor educação nossa e de nossos filhos hoje,  criamos no bairro major Prates o CENOL, centro educacional nova Liz, atendíamos mais de 170 crianças e adolescentes com arte, cultura, e um oficio laboral, artesanato com sucata tivemos uma experiências inesquecíveis, testemunhei uma família que nunca havia feito uma feira e com a obra de arte que  seu filho criou um portão velho foi reformado de maneira artística e foi vendido no ano de 2002 por 500,00 reais e o dinheiro foi todo para a família foi a primeira feira que aquela família realizou dois carrinhos de supermercado a minha emoção foi imensa. Tivemos um trabalho importante na legião de Maria, na pastoral da criança, movimento de compartilha de  terra, Crisma, catequese,  estivemos a frente da Associação dos Agentes e sócio educativo,  criamos um grupo chamado acrópole onde reuníamos com alguns professores e admiradores de poesia para tocar violão, recitar poesia e tomar vinho,   fruto desta nossa convicção temos hoje servidores públicos, professores, escritores, pedagogos, escritores, ( interrupção) podemos dizer que o padre e altruísta? (risos) vemos que podemos ajudar a reescrever uma nova historia das pessoas mais pobres que nós, ou melhor, que eu.


E sua caminhada Politica?  Vimos ai no ano de 2015 que você reuniu com algumas personalidades politicas, como anda sua caminhada politica?
 Isso não é segredo pra ninguém, esta  ai publicado nas redes sociais, blogs, jornais, enfim. Somos seres metamórficos, hoje temos construído um caminho solido com a Dra. Ariadna a vice-presidente do PRB estadual, Dra. Ariadna é uma pessoa de Deus, humana e comprometida com a causa do próximo e dos menos favorecidos. Pelo seus exemplos e testemunho nos da segurança de caminhar por caminhos difíceis.  Pela minha pequena experiência ouso dizer que Dra. Ariadna é o exemplo de pessoa, cristã, líder que o cenário atual necessita.

O que você diz para os agentes?

Estamos no caminho certo. Tivemos recentemente a visita do sindicato dos agentes em nossa calorosa montes claros e fiquei feliz em ver a quantidade enorme de agentes participando daquele momento único, realidade bem diferente de quando o nosso irmão Wesley Ribeiro o   ( Agente Ribeiro) que foi ao encontro de Deus, onde eu fui a capital mineira e conversei com o Adeilton e sua diretoria que tem representado com exímio nossa classe, e pedi  ajuda pra ter os direitos da sua família garantido, reuniu com os representantes do sindicato naquele dia somente eu, o irmão e o cunhado de Wesley e mais dois companheiros agentes, após aquela reunião a família do eterno combatente e irmão foi vitoriosa. Hoje percebemos que só nós podemos olhar por nós.  Cito Dom Elder Câmara: “Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor que padece acreditar no menor”.  Tomei isso como estilo de vida.

Porque você nunca quis falar sobre suas lutas?

Não somos de holofotes queremos que o bem aconteça. E aconteça para todos sem distinção. Queremos que a vida de todos seja menos dolorosa e difícil.

E a pergunta que não quer calar, Por onde anda o padre?


O padre tem andado por ai procurando semear o bem, conquistando novas amizades, construindo alianças para melhor ajudar não só nossa classe de agentes, mas toda Montes Claros. Aproveito o espaço no maior canal de comunicação do SISTEMA PRISIONAL do meu amigo Guerreiro para te agradecer pela oportunidade e convidar todos agentes prisionais e socioeducativo para construirmos uma Montes Claros melhor para nós e nossos filhos, netos, e nossos pais. 
E vamos juntos dar as mão ao nosso sindicato para construir uma carreira ainda mais digna e brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.