quinta-feira, 26 de maio de 2016

SERVIDORES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO ENCERRAM GREVE APÓS ACORDO COM O GOVERNO

Bruno Menezes
Da FESEMPRE, em Belo Horizonte - MG.


25/05/2016 • 17h02

Informações complementares:

Município: Belo Horizonte - MG



Após diversas manifestações em Belo Horizonte e com grande aderência em todo o Estado de Minas Gerais, os servidores do Sistema Socioeducativo encerraram na tarde desta quarta-feira (25), a greve da categoria que já durava 15 dias. A decisão saiu após reunião entre o Governo, o Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais (Sindsisemg), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos) e a Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre).

Durante a reunião, o Governo apresentou uma proposta para a categoria. No documento, ficou estabelecido que o Sistema Socioeducativo irá fazer parte da futura Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MG) e não da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), como dizia o texto do Projeto de Lei (PL) nº. 3.503/16, caso esse seja aprovado na ALMG e sancionado pelo chefe de Estado. Ficou acordado também que o governador Fernando Pimentel irá criar um grupo para reestruturar o Sistema Socioeducativo mineiro. Esse grupo será composto por promotores de Justiça, juízes, conselhos, Secretarias de Estado e representantes de técnicos e agentes de segurança socioeducativos.

O presidente do Sindsisemg, Alex Gomes, avaliou positivamente o acordo firmado. "Se o Sistema Socioeducativo não fosse ligado à área de Segurança Pública assistiríamos um verdadeiro retrocesso. Na reunião, os representantes do Governo ressaltaram que o grande poder de mobilização da classe fez com que o acordo atendesse aos pedidos dos servidores. Fomos a única categoria a conseguir apoio de 77 dos 77 deputados estaduais. Foi uma importante vitória para nós. Gostaria de agradecer a cada servidor que esteve presente nas manifestações e que contribuíram para esse resultado. Essa vitória é de vocês", disse.

O acordo prevê ainda a prorrogação por dois anos do concurso Seplag/Seds realizado em 2013. O prazo do certame se encerraria na metade deste ano. Para o diretor do Sindpúblicos e da Fesempre, José Lino Esteves, os servidores mostraram a força que tem. "A categoria fez a sua parte. Conseguimos juntos pressionar o Governo para alcançarmos o acordo. Em nome do Sindpúblicos e da Fesempre gostaria de parabenizar todos os servidores. A permanência na futura Sesp e ainda a garantia de reestruturação serão importantes para aprimorar o Sistema Socioeducativo de Minas Gerais", pontuou.



Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais
Assessoria de Comunicação - (31) 3274-2427
Email: jornalismo@fesempre.org.br
Curta nossa fan page: facebook.com/fesempreoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.