sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mudança na diretoria do Ceresp de Ipatinga-MG



"Diretor da PDMC assume interinamente e não pretende cancelar visitas no fim de semana".
IPATINGA – O diretor da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, Adão dos Anjos, assumiu interinamente a direção do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Ipatinga, com o afastamento do diretor da unidade, Alexandre Rabelo.
O diretor recebeu a determinação para que deixasse a PDMC, em Ipaba, e viesse para Ipatinga assumir a diretoria da unidade, que enfrentava tumultos ininterruptos desde a manhã de quinta-feira, 27/08.
Entre outras situações, os presos reclamam dos efeitos da superlotação na cadeia em Ipatinga. Essa situação, ao longo de 12 meses, tem gerado conflitos com os agentes penitenciários.
Em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG) afirma que a situação do Ceresp está sob controle nessa sexta-feira. Em nota enviada à imprensa, informa que “na manhã desta sexta-feira, 28/08, foi iniciada uma revista geral na unidade, com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional. O objetivo é encontrar materiais ilícitos dentro da unidade. Esta ação é rotineira em todas as unidades prisionais administradas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds”.
As medidas foram tomadas depois que Ipatinga ficou sob ataque de criminosos, que queimaram dois ônibus, um no bairro Limoeiro e outro na saída do Industrial para o bairro Granjas Vagalume e tentaram queimar um terceiro, no bairro Veneza, com um claro aviso que era em retaliação à situação que os presos enfrentam no Ceresp, com superlotação e maus tratos pelos agentes penitenciários.
A situação em Ipaba
Adão dos Anjos explica que a Penitenciária de Ipaba possui 350 celas que podem comportar até dois presos. Além disso, há o reforço das celas coletivas, o que permite à unidade abrigar atualmente 850 pessoas, sem chegar à situação de superlotação.
O diretor confirmou que, apesar da situação no Ceresp, não pretende cancelar o regime de visitas no fim de semana e que a situação é acompanhada de perto pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga.
Às 16h desta sexta-feira deverá ocorrer uma reunião entre o diretor Adão dos Anjos e o Superintendente de Segurança Prisional, coronel Edilson Ivair Costa que, pela manhã, foi para Governador Valadares participar de uma reunião destinada a tratar do presídio daquele município, também atingido por uma grande rebelião no dia 5 de junho deste ano.
I013149
Adão dos Anjos, assumiu interinamente a diretoria do Ceresp.
A reunião hoje, em Ipatinga, deverá consolidar a mudança na diretoria do Ceresp, com o afastamento do então diretor, Alexandre Rabelo, que trabalha no sistema prisional há aproximadamente oito anos, inclusive, com passagem pela Penitenciária de Ipaba.
Áudios e vídeos com ameaças
Desde o começo da manhã desta sexta-feira, circulam pelas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens, vídeos e áudios em que supostamente presos ou amigos de pessoas presas fazem ameaças e anunciam que “vai começar a morrer gente aqui fora”, se não for tomada alguma providência para “melhorar a situação dos manos lá dentro”.
A veracidade dos áudios e dos vídeos é duvidosa, mas se o propósito era impor o terror, os presos e os comparsas ainda livres conseguiram seu intento. A todo momento, alguém compartilha um vídeo supostamente gravado dentro uma cela do Ceresp ou áudios em que uma pessoa, com sotaque paulistano reclama da situação vivida pelos “manos lá da cadeia de Ipatinga” e faz ameaças de morte e mais ônibus quemados.
Nota do governo municipal
No começo da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Ipatinga divulgou a seguinte nota oficial
“A Prefeitura Municipal de Ipatinga, face aos incidentes registrados na noite de ontem e madrugada desta sexta-feira, que levaram à paralisação temporária do serviço de transporte coletivo na cidade, pela empresa concessionária, vem a público informar:
– A Prefeitura de Ipatinga tomou a iniciativa de se reunir com o comando do 14º Batalhão e da direção empresa concessionária, para que o transporte coletivo na cidade fosse retomado, garantindo a manutenção desse serviço essencial à população;
– Ainda pela manhã, o sistema de transporte coletivo voltou a operar, seguindo diretrizes acordadas nesta reunião, visando garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores no transporte coletivo;
– A prefeita Cecília Ferramenta mantém contatos com o comandande-geral  da PMMG,  Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e com o Governo do Estado, e acompanha as providências que estão sendo tomadas para que ocorrências dessa natureza não voltem acontecer no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.