quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ainda parados na 3ª fase, aprovados em concurso acampam na ALMG - Grupo promete permanecer nas barracas na Assembleia até que sejam nomeados para a 4ª fase do concurso; segundo a Seds, a nomeação acontecerá até o próximo sábado (20)


Apesar da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) ter anunciado no início do mês que daria prosseguimento às etapas do concurso para agentes penitenciários e socioeducativos, que teve início em 2013 e estava parada desde janeiro deste ano, os aprovados no certame voltaram a protestar nesta terça-feira (16), montando um acampamento. na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles prometem permanecer no local até que seja dada continuidade ao processo seletivo. 
aprovados concurso
O agente penitenciário Willian Rocha, de 23 anos, conta que fez parte do concurso público anterior, de 2012, e participou dos movimentos que permitiram que ele fosse empossado no cargo. "Estou apenas auxiliando os aprovados no concurso de 2013 com a experiência que consegui. A questão é que já foi aprovada a verba para dar continuidade ao processo, porém, essa semana aprovaram a renovação dos contratos de agentes por mais cinco anos, enquanto eles esperam para poder ser empossados", protesta. 
Eles alegam que, após meses de luta dos aprovados, a Seds prometeu que até o último sábado (13) os aprovados para a 4ª etapa seriam nomeados. "Como passou da data prometida e já fazem seis meses que ouvimos promessas, os quase 5 mil aprovados resolveram voltar com os protestos, acampando na assembleia para ver se os deputados nos ajudam a conseguir o prosseguimento no certame", explicou Rocha. 
Cerca de dez agentes ficarão revezando no acampamento, que não conta com o apoio de nenhum sindicato e sobrevive à base de doações de alimentos e outras coisas adquiridas pelos próprios aprovados no concurso. "Tem gente do interior, de outros estados, e que inclusive largou seus empregos, e que estão dependendo muito da continuidade desse processo", finalizou o agente. 
Candidatos serão convocados até sábado (20), diz Seds
Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Seds informou que nesta quinta-feira (17) será publicado no Diário Oficial o decreto de liberação do recurso de R$ 1,4 milhão para a realização da 4ª etapa do concurso. "Os candidatos aprovados serão convocados até o próximo sábado (20)", garante a secretaria.
Já sobre a prorrogação dos contratos de agentes que estão na ativa atualmente, a pasta afirma que a renovação dos contratos de 3 anos só é possível uma vez por igual período (máximo de 6 anos). Além disso, a Seds alega que a prorrogação "continua acontecendo porque não há, atualmente, candidatos de concursos aptos para posse", até mesmo devido à demora para concluir o certame.
A secretaria alega que a gestão anterior deu início ao processo seletivo, porém, não previu os recursos para a realização das demais etapas do certame no projeto da Lei Orçamentária Anual de 2015, que foi enviado à ALMG ainda em 2014. A 4ª fase do processo seletivo só teria sido possível após grande esforço do secretário Bernardo Santana junto ao governo. 
FONTE:
 Resultado de imagem para otempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.