sábado, 31 de janeiro de 2015

VAMOS FILIAR NO SINDASPMG - SINDICATO FORTE É FUNDAMENTAL PARA AS GRANDES LUTAS

A IMPORTÂNCIA DA FILIAÇÃO SINDICAL NO SINDASPMG
"Um Sindicato forte começa por sua filiação sindical"

SINDASP - MG

Rua dos Tamóios, 669, Sala 03 - Centro

Belo Horizonte, Minas Gerais

Telefone: (31) 3271-4145

E-mail: contato@sindaspmg.org.br

Imprensa: comunicacao@sindaspmg.org.br

O que eu ganho me sindicalizando ao SINDASP-MG o que é um SINDICATO?

O SINDASP-MG existe para assegurar a defesa e a representação dos profissionais de SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho. O sindicato possui um fim permanente, buscando a defesa dos interesses dos próprios associados e os da própria profissão. Constitui uma representação legal pautada no artigo 8°, inciso III, da CF (Constituição Federal).

O SINDASP-MG celebra convenções coletivas ou acordos coletivos com empregadores, assegurando a defesa e representação de seus filiados para melhorar as suas condições de trabalho. A intervenção do sindicato potencializa sua possibilidade de êxito nas reivindicações de melhores condições de trabalho, buscando fazer valer os direitos e reivindica os anseios da categoria de forma justa e LEGAL.

Portanto, o sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, uma forma de fortalecimento perante o poder dominante do empregador.

O Sindicato atenua a inferioridade da condição econômica e coloca o SERVIDOR em plano de igualdade com a CHEFIA IMEDIATA para a ação e negociação coletivas.

Outro motivo que justifica a filiação sindical é a participação do profissional na medida em que, através das assembleias, conseguem influir nas decisões, consagrando uma ideia de democracia e eliminando as barreiras hierárquicas encontradas nas INSTITUIÇÕES.

Também, os profissionais que são filiados e tornam-se representantes dos AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIOS, encontram no sindicato uma tribuna de expressão pessoal que não teriam de outro modo.

A sobrevivência do sindicato não depende só da receptividade que ele inspira na sociedade. O SINDASPMG existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos SERVIDORES DO SISTEMA PRISIONAL, ou seus representados.

A sua sobrevivência, então, depende em boa parte de essa função ser percebida como necessária pelos agentes prisionais, assim como de ser bem executada pelo sindicato.

Isso significa dizer que os Agentes Prisionais vêem na figura do sindicato uma forma de fortalecimento perante o poder dominante das empresas, de forma que pretendem fazer valer seus direitos por intermédio desses líderes sindicais, que irão prontamente reivindicar os anseios da categoria.

Fator importante: 

Outro ponto que deve ser observado é a importância do sindicato quando das celebrações de convenções coletivas, nas quais tenta principalmente adequar as dificuldades de categoria junto aos demais sindicatos. O Sindicato, assim, cumpre um importante papel social. Além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios (econômicos: salariais; sociais: ticket alimentação, vale-transporte) para os profissionais que representa.

FILIE-SE AO SINDASP-MG
Download da ficha de inscrição aqui >>>>>>


O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (Sindasp – MG) foi fundado em 2004 e desde então tem mostrado sua força em todas as lutas da classe, trazendo consideráveis melhorias para os trabalhadores e, por isso, angariando novos apoiadores e afiliados a cada dia.
Algumas pessoas não sabem qual a utilidade de um sindicato, outros pensam que é apenas se filiar e aguardar as mudanças ou se interessam apenas pelos convênios com planos de saúde, clubes recreativos etc. Não é desconsiderado que saúde e diversão são importantes contribuintes para uma vida melhor, entretanto, o principal intuito do Sindasp – MG é outro: lutar para conquistar do Estado tudo aquilo que o servidor tem direito, incluindo saúde e bem estar.
Anos atrás, mesmo antes da palavra “sindicato” fazer parte do vocabulário da língua portuguesa, os escravos já se uniam e se organizavam visando a libertação e buscando nos quilombos uma sociedade alternativa para aquele povo. Isso também pode ser considerado um movimento sindical, afinal, lutava por condições dignas de vida e trabalho, o principal objetivo do Sindasp – MG.
As necessidades não são as mesmas da época da escravatura, mas os motivos pelos quais os trabalhadores aderem aos grupos sindicais continuam os mesmos. União, segurança, reconhecimento e benefícios são encontrados no Sindasp – MG. Porém, se o filiado não participar efetivamente com todos os bons intuitos, o sindicato perde seu motivo de existir.
O movimento sindical está sempre ligado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação que se une a partir da constatação de problemas e necessidades comuns, os quais todos os servidores públicos sabem que existem. Por isso, o Sindasp – MG trabalha, através de uma equipe bem estruturada, para alcançar todos os objetivos da classe, como os muitos outros que já foram conseguidos através de muita luta e esforço.
É extremamente importante que todos estejam organizados politicamente em torno da defesa dos interesses da classe. E isso é algo que o Sindicato não pode fazer pelo trabalhador. A equipe do Sindasp – MG se propõe a ajudar, dando assistência e apoio, mas o interesse deve partir do servidor público, que deve conhecer o que o Estado propõe para sua classe, sugerir mudanças e recusar aquilo que não lhe agrada.
Devemos ressaltar que o sindicalismo não é estático, ou seja, está constantemente se transformando e criando novas formas de organização e ação. Houve épocas de mobilizações e passeatas, de greves e, até mesmo, uso da força. Agora é a época da diplomacia. O Sindasp – MG é influente e enxerga nas negociações diplomáticas com o governo a melhor forma de conseguir o que é almejado, apesar das dificuldades que existem. Através disso, as portas do governo estarão abertas para novas reivindicações, protestos e, certamente, novas vitórias e conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.