segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Paraíba apresenta pelotão de internos do sistema penitenciário

Desfilaram 100 homens e mulheres das penitenciárias Hitler Cantalice e Júlia Maranhão, que têm demonstrado bom comportamento.

Em João Pessoa, o desfile cívico-militar deste domingo, 7 de setembro, marcou os 192 anos da Independência do Brasil. O desfile na Avenida Duarte da Silveira, que começou às 8h e se encerrou por volta das 12h, teve como novidade um pelotão formado por internos de duas penitenciárias que estão em processo de ressocialização.
As tropas federais abriram o evento, que foi encerrado com apresentação de entidades de classe.
O hasteamento do Pavilhão Nacional foi feito pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, pelo general Daniel de Almeida Dantas, comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, e pelo deputado estadual João Gonçalves.
O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representou o governador Ricardo Coutinho. Também assistiram ao evento que encerrou a Semana da Pátria o comandante geral da Polícia Militar,coronel Euller Chaves, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o capitão dos Portos na Paraíba, capitão-de-fragata Valdinei Ciola, e outras autoridades, que ficaram no palanque oficial.
Depois das tropas federais, desfilaram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, escolas e, por fim, entidades de classe.
O secretário Claudio Lima destacou a importância que a população dá ao evento cívico, comparecendo mesmo com chuva: “Essa data de 7 de setembro é simbólica e muito importante para todos nós”.
O comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, general Daniel de Almeida Dantas, destacou que o 7 de setembro é uma data de importância patriótica, mas também significa para o brasileiroum momento cívico de confraternização.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves afirmou que o 7 de Setembro representa a busca permanente de homens e mulheres livres: “Esse contexto é de reflexão para todos. Precisamos cada vez mais sermos independentes do ponto de vista coletivo e individual”.
A primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, assistiu ao desfile com seu filho Henri e afirmou que o brasileiro acredita que cada vez mais o Brasil tem afirmado sua autonomia e pode se empoderar de suas capacidades. “Com tanta diversidade e tanta riqueza, esse é o momento da gente comemorar também nossa brasilidade e resgatar a história. É bom expressar esse espírito cívico, comemorar esse momento que é tão importante para a história do Brasil”, declarou.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, avalia que o desfile da Independência é “um momento de pertencimento”: “A gente estimula nas escolas esse sentimento de ser brasileiro, de ter um chão, de fazer parte da construção social onde se vive, então esse dia é marcante”.
Novidade – A secretaria de Administração Penitenciária inovou e colocou no desfile, pela primeira vez no Brasil, um pelotão formado por apenados e apenadas em regime semiaberto. Desfilaram 100 homens e mulheres das penitenciárias Hitler Cantalice e Júlia Maranhão, que têm demonstrado bom comportamento.
O secretário Walber Virgolino explicou que, após consulta, muitos apenados se prontificaram em desfilar, então a Secretaria formou um pelotão 100 de reeducandos que participariam do desfile cívico. Autoridades e populares aplaudiram o pelotão formado por homens e mulheres que deram mais um passo no processo de ressocialização. “Isto é um marco para a história do sistema penitenciário da Paraíba e do Brasil, e uma demonstração de que aqui se faz ressocialização positiva e real”, avaliou o secretário.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.