quarta-feira, 30 de julho de 2014

Demora na convocação do concursados causa transtorno

Aprovados em concurso público protestam e querem convocação

Aprovados em concurso público protestam e querem convocação

Muitas são as pessoas que querem ingressar no serviço público. A instabilidade é um dos principais atrativos. Isto faz com que muito se dediquem bastante na preparação para as provas e testes. Entretanto, além das dificuldades no processo de seleção, os candidatos também sofrem com a demora na convocação.
Em 2012 os concursos de Agente Penitenciário e Agente Socioeducativo atraíram diversos candidatos, os aprovados terminaram o curso de capacitação e realizaram estágio neste ano, o que aumentou a esperança de serem convocados. No entanto, a convocação ainda não ocorreu, situação que vem gerando diversos transtornos para quem se planejou e esperava ser convocado logo que terminassem as etapas de preparação.
Fábio Jonas Cruz é um dos que tem sofrido com a demora na convocação, ele veio de outro Estado e investiu diversos recursos visando a aprovação, “eu e mais alguns amigos saímos de Pernambuco para todas as etapas do concurso onde o gasto até agora foi de aproximadamente 6 mil reais”, disse. Ele completou dizendo que enfrentou “cerca de 1900 km de carro e perigos na estrada dia e noite em busca de uma estabilidade e ao findar tudo nos deparamos com o descaso total da Seds em não convocar todos em parcela única, pois sabemos que existem contratados entrando a toda hora e os concursados tanto de perto como de outros estados do Brasil como é o nosso caso estão sendo desvalorizados.” Afirmou.
O caso de Flávio Borges também é delicado, pois chegou a solicitar o desligamento de seu serviço. “Não tenho FGTS, seguro desemprego, minhas contas todas estão no vermelho comprei um apartamento financiado já vai para a quarta prestação atrasada o banco pode a qualquer momento executar essa dívida e me tomar o AP. Minha faculdade, financiada pelo Fies, está atrasada e olhe que pago somente 50 reais por mês e mesmo assim não estou tendo condições de arcar com está despesa, minha moto está com os documentos todos atrasados.” Afirmou.
A Associação dos Agentes de Segurança Penitenciário e Sócio Educativo do Norte de Minas Gerais e os aprovados no concurso para agente penitenciário do ano de 2012, realizaram ontem em Montes Claros na avenida Deputado Esteves Rodrigues das 10h às 12h uma manifestação pacífica exigindo a posse dos aprovados no concurso. A manifestação aconteceu de maneira simultânea em outras cidades do Estado, como em Belo Horizonte.
Dentre as várias reclamações dos manifestantes destaca-se a insistência do Governo estadual em fazer contratações. No Norte de Minas existem 750 contratados e 308 concursados aptos a tomarem posse. No fim da manifestação o governo mandou um representante que vai reunir com uma comissão dos manifestantes para discutir a situação.
Em nota, a Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social) informou que o concurso tem validade de um ano a contar da publicação da homologação, que foi no último dia 3 de julho. Ainda de acordo com a secretaria, a expectativa é que os aprovados sejam chamados até fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor deste blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.